top of page

Projetos do Campus Jaboatão ganham destaque em seminário da Facepe

As iniciativas que obtiveram reconhecimento foram: Programação Aplicada com Inteligência Artificial e Imersão em Programação JAVA e Computação em nuvem

Da Assessoria de Imprensa

Imagem: Divulgação


Dois projetos do Campus Jaboatão dos Guararapes receberam a menção de destaque no Seminário de Avaliação e Integração do Programa de Extensão Tecnológica da Facepe, realizado em dezembro de 2021. Tratam-se dos projetos Programação Aplicada com Inteligência Artificial e Imersão em Programação JAVA e Computação em nuvem. O projeto Programação Aplicada com Inteligência Artificial, coordenado pelo professor Luciano Cabral, teve como objetivo principal ensinar ao público geral conhecimentos relacionados à Inteligência artificial na teoria e na prática. "Aproveitamos o credenciamento do IFPE - Campus Jaboatão como ICT Academy Huawei e rodamos o curso com um dos cursos oficiais da academia, o curso preparatório para a certificação internacional Huawei Certification ICT Associate - Artificial Intelligente (HCIA-AI)", explicou o docente responsável. Outra conquista importante dessa iniciativa foi conseguir o aproveitamento dos extensionistas tecnológicos pela empresa parceira (Grupo Via1) e pelo mercado de trabalho da área. Conforme explica o professor Luciano, diversos estudantes foram submetidos à certificação internacional (HCIA-AI) e foram aprovados. "Como foram alunos do ICT Academy Huawei IFPE - Campus Jaboatão, os alunos puderam receber um desconto de 100% para fazer as provas de certificação, que normalmente custariam 200USD, e ainda foram agraciados com cartão presente da Huawei de R$ 120,00, o primeiro certificado foi o aluno Esdras Gomes de Carvalho, aluno original do IFPE Garanhuns do curso de Engenharia Elétrica, que foi extensionista do IFPE Jaboatão nesse projeto", destacou Cabral. Sobre o destaque no Seminário do Programa de Extensão Tecnológica, o coordenador avalia que o trabalho antes, durante e após o projeto tenha sido fundamental para o reconhecido pela FACEPE. "O resultado significa que o projeto foi executado à risca e através de uma avaliação externa, obteve reconhecimento dos avaliadores desde a qualidade do conteúdo ministrado, a forma e capilaridade como se deu a capacitação tecnológica e a extensão tecnológica na empresa parceira", afirmou. Já o projeto Imersão em Programação JAVA e Computação em Nuvem, que conta com a coordenação do professor Josino Neto, se propõe a ser um ponto de partida para a formação de profissionais que sejam desenvolvedores de software e que consigam projetar aplicações capazes de processar um grande número de transações. Juntamos em um só projeto uma parceria acadêmica com um dos maiores provedores de Computação em Nuvem do mundo (AWS), uma empresa local do segmento de Tecnologia de Informação (TI), a USTORE; e o expertise do IFPE no processo de formação de profissionais de TI, para suprir essas demandas de mercado", detalhou Josino.


Ainda segundo o docente, o lançamento do edital da Facepe foi a oportunidade de construir algo consistente que trouxesse bons resultados não só para a empresa mas também para o ecossistema de Tecnologia de Informação. "Nem de longe imaginávamos que estaríamos na lista de projetos de destaque da Fundação. Para nós isso é um indicador forte de que estamos no caminho certo. Ver a confiança dos alunos durante suas apresentações finais e perceber o quanto eles evoluíram não tem preço. Acredito que todos eles iniciaram uma jornada para se tornarem profissionais empregáveis em qualquer lugar do mundo", ressaltou.


Comments


bottom of page