top of page

MLTT envia nota à Alepe e Casa Civil sobre o despejo da ocupação em Piedade, sem ordem judicial

Atualizado: 17 de ago. de 2023

A ação será realizada nesta quinta-feira (17/08), na ocupação Jadim Monte Verde, na Rua Nossa Senhora de Fátima, nº155, em Piedade

Foto: Romulo Chico/DP


O Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho ( MLTT) envio um comunicado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e à Casa Civil, denunciando o recebimento de ato de despejo, sem ordem judicial, que será realizado nesta quinta-feira (17/08), na ocupação Jardim Monte Verde, na Rua Nossa Senhora de Fátima, nº155, em Piedade. O local, conta com 250 famílias no Residencial do Mar. "Infelizmente, existe uma força tarefa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes afim de fazer higienização no local, retirar essas famílias e colocar na rua. Até o momento, a Prefeitura não procurou as famílias para apresentar uma alternativa para essa situação", escreveu a entidade.


Confira o comunicado na íntegra abaixo:


Aos deputados e deputadas de Pernambucano, Casa Civil e aos demais órgãos competentes que defendem os Direitos Humanos.


Prezados, o Movimento de Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT) vem por meio desta nota denunciar a arbitrariedade do ato de despejo, sem ordem judicial, portanto ilegal, que será realizado amanhã na Ocupação Jardim Monte Verde, Rua Nossa Senhora de Fátima ,155, Piedade.


Recebemos a notícia que existe uma operação de guerra montada para retirar as 250 famílias do Residencial Villa do Mar, local onde ocupam no momento.


As famílias moravam em áreas de risco na cidade de Jaboatão dos Guararapes e entregues a própria sorte. Ao longo da vida tiveram que encarar a dura realidade de todos os invernos perderem familiares e amigos por não ter garantido seus direitos previstos pela constituição federal de 1988.


Atualmente estas famílias estão seguras sem se preocupar com nenhum risco. É importante ressaltar o porque da segurança, baseado na inspeção feita a olho nu não foi possível indentificar nenhum risco nos imóveis ocupados. Convidamos um engenheiro para fazer um laudo técnico, atestado pelo CREA, do local, constatando que de fato nenhum risco de desabamento foi identificado.


Infelizmente existe uma força tarefa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes afim de fazer higienização no local , retirar essas famílias e colocar na rua. Até o momento a prefeitura não procurou as famílias para apresentar uma alternativa para essa situação. Nós do MLTT entendemos que a prefeitura quer retirar as famílias porque a região é considerada nobre.


O problema da moradia não se resolve com polícia e sim com ação concretas de políticas públicas para habitação. Temos 250 famílias que precisam dessa atenção, a sua maioria com crianças, inclusive com alto grau de autismo e idosos com deficiências. Em Pernambuco são 320mil famílias que não tem onde morar , que não tem teto.


Solicitamos a todos que defendem os direitos constitucionais a dignidade humana que não permitam essa arbitrariedade acontecer.


RESPOSTA - O portal de notícia enviou uma solicitação de nota à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

Comments


bottom of page