Ação, que ocorreu nesta segunda (10), é devido a ação da Prefeitura que solicitou a desapropriação do antigo fórum que, agora, abriga 400 famílias
Foto: Divulgação/MLB
O Movimento de Luta nos Bairros (MLB) ocupou o gabinete da presidência da Câmara de Vereadores do Jaboatão dos Guararapes, nesta segunda-feira (10/05). O motivo é devido a ação de desapropriação, solicitada pelo Governo Municipal, que determinou a desocupação voluntária do antigo prédio do Fórum da cidade, situado em Prazeres. Foi montado um acampamento no local, chamado de Ocupação Paulo Freire, com a presença de 400 famílias. O presidente do Legislativo, Adeíldo da Igreja, se reuniu mais uma vez com os representantes do movimento.
De acordo o coordenador do MLB Davi Lira, o antigo fórum está sem cumprir uma função social há oito anos. "Esse movimento é uma reação contra a ação da Prefeitura em querer transformar 400 famílias em moradores de rua", alertou.
"Estamos aqui porque uma comissão de vereadores, coordenada pelo presidente da Câmara, ficou de criar uma mesa de negociação com o Executivo para poder facilitar o dialogo. O prefeito apenas moveu uma ação na justiça para retirar as famílias. E pra onde elas vão? Essa é a interrogação. E cabe ao Legislativo que, de fato, é o representante do povo, que foi eleito com essa obrigação, de criar condições para a Prefeitura garantir que essas famílias não se transformem em moradores de rua", completou.
PROTESTO - No último dia 16 de abril, o MLB interditou um trecho da Estrada da Batalha, nos dois sentidos após o Governo Municipal ter solicitado a reintegração de posse do prédio. A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da cidade determinou um prazo de até 15 dias para a realização de desocupação voluntária do imóvel. No mesmo dia, foi realizada uma reunião com o presidente da Câmara, Adeíldo da Igreja.
OCUPAÇÃO - O antigo prédio do Fórum de Jaboatão dos Guararapes foi ocupado por integrantes do (MLB) no dia 10 de fevereiro. A ocupação recebeu o nome de Paulo Freire com cerca de 400 pessoas no local. Durante esse período, o movimento tem feito campanha nas redes sociais para chamar a atenção sobre o problema da falta de moradia e, também, da sociedade apoiar a ocupação.
RESPOSTA - O portal de notícias Mais Jaboatão procurou a Assessoria de Imprensa do município mas não obteve resposta.
Komentáře