Em decisão proferida no domingo (15/09), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco indeferiu um pedido do prefeito para que os adversários não comentassem um trecho de uma entrevista a uma emissora de rádio na qual o atual prefeito disse que "o autismo entrou em moda"
Foto: Divulgação
Candidato de Anderson Ferreira (PL) à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), sofreu nova derrota na Justiça Eleitoral ao tentar censurar a oposição. Em decisão proferida no domingo (15/09), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco indeferiu um pedido de Mano para que os adversários não comentassem um trecho de uma entrevista a uma emissora de rádio na qual o atual prefeito disse que "o autismo entrou em moda".
A prática é comum ao grupo político de Mano. Recentemente, a primeira-dama Andrea Medeiros tentou, em vão, censurar um jornalista que questionou benefícios recebidos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) à época em que a superintendência do órgão era ocupada por um aliado da família Ferreira.
Ao decidir pela improcedência dos argumentos da defesa de Mano, a juíza eleitoral Izabela Miranda Carvalhais de Barros Vieira observou que "o homem público, no exercício de suas funções político-administrativas, está sujeito a críticas e a opiniões contrárias, principalmente durante uma campanha".
"É bastante salutar o debate político, posto que leva até o eleitor-cidadão as propostas e os acontecimentos da vida política. Cercear esse direito, sem dúvida, poderia trazer grandes prejuízos à democracia, sabendo-se que o ônus de quem atua na vida pública deve ser suportado. [...] Em suma, não cabe falar, no presente caso, em veiculação de fato sabidamente inverídico ou ofensa à honra do representado", concluiu a magistrada.
Comments