top of page

Justiça determina retorno de artesão após retirada da Loja do Artesanato de Jaboatão

Decisão foi emitida pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Jaboatão dos Guararapes

Foto: Divulgação


A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Jaboatão dos Guararapes determinou ao Governo Municipal o retorno do artesão Pedro Jordão à Loja do Artesanato (território III - Prazeres) que denunciou ter sido expulso pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo por motivo de "perseguição política". Ele ressaltou que a retirada de algum concessionário cabe aos artesãos que estão no coletivo tomar a decisão e, além disso, a Prefeitura não garantiu o direito de defesa.


Conforme documento emitido pela Prefeitura na época, em 2021, a exclusão foi devido alguns motivos, a exemplo: ter incluído novos participantes sem aprovação dos cessionários e sem comunicar a pasta, falta de transparência na gestão dos recursos da loja e a inclusão de novos participantes que não residem na cidade.


O Mais Jaboatão, que está acompanhando o caso, teve acesso ao documento assinado pelo juiz de Direito, Diniz Cláudio de Miranda Cavalcanti. Em um trecho da sentença, diz: "julgo procedente, em parte, o pedido formulado na petição inicial, apenas para anular a exclusão  de Pedro Alexandre da Silva da Loja Colaborativa de Prazeres, cabendo a Associação dos Artesãos de Jaboatão deliberar sobre a questão, na forma prevista do seu estatuto social, assegurando o exercício do contraditório e da ampla defesa". O caso ainda cabe recurso.


"Essa decisão representa mais uma vitória aos artesãos de Jaboatão, pois, demonstrou que a gestão tem que dialogar com as representações, ao contrário de executar ações arbitrárias", celebrou Pedro Jordão.


LOJA - A Loja do Artesanato, administrada pela Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, também conta com unidades nos bairros de Cavaleiro e de Jaboatão Centro.


RESPOSTA - O Mais Jaboatão está à disposição da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes caso queira enviar uma nota de resposta.


Comments


bottom of page