Inteligência artificial, inovação e comportamento do consumidor mudam cenário do varejo
- mais jaboatao
- 14 de mar.
- 2 min de leitura
Temas foram abordados na manhã desta sexta-feira, durante evento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) para apresentar tendências mundiais do setor

Foto: Divulgação
A inovação, a ampliação do uso da inteligência artificial e a mudança de comportamento do consumidor vão dinamizar a maneira de comprar e refletir mais nos negócios do varejo. “A mudança ocorre no mundo todo. O consumo está modificando e o que a gente encontra são novas ferramentas para utilizar na venda”, observou o consultor e palestrante Thiago Pessoa de Melo, que esteve no Recife para fazer uma palestra realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Recife) sobre tendências do varejo mundial.
O encontro - que ocorreu nesta sexta-feira (14), no auditório do Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, e reuniu lojistas de diversos segmentos - marca o início das atividades dos 65 anos de aniversário da CDL Recife. A iniciativa foi realizada em parceria com Apesce, Aloshop, Sindilojas PE, FCDL PE e Smartshop.
Segundo o professor, que atua há mais de 17 anos na área do empreendedorismo, varejo e transformação digital, o mundo online tem trazido reflexos às vendas físicas. Anos atrás, a loja física era o grande foco do varejo e ele acredita que continuará sendo aqui no Brasil. Até então, cerca de 88% da venda movimenta a loja física. No entanto, a busca, hoje, é digital e a compra é majoritariamente física. Ou seja, a presença digital ajuda as marcas a venderem dentro do varejo físico.
Físico ajuda o digital
Tiago avalia que, por outro lado, a loja física também ajuda a empresa a vender no mundo digital. “Hoje, quando você tem uma loja física, existe um negócio em inglês chamado halo effect, que é o efeito auréola. Ao abrir a loja física, você vende de 32% a 97% a mais dentro do seu online, a 10km daquela loja, porque aquela loja serve para gerar branding, para falar que você existe”, analisa.
Comments