top of page

Iniciada vacinação contra MPOX em Jaboatão

O município registrou 60 casos confirmados da doença. Não há registro de morte no Estado em decorrência do vírus

Foto: PMJG/Assessoria de Imprensa


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou a vacinação contra a varíola causada pelo vírus mpox. Nessa primeira fase, atendendo à definição do Ministério da Saúde (MS), serão imunizadas pessoas com o vírus HIV/aids que têm status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses. O município recebeu do MS 32 doses da vacina MVA-BN Jynneos Mpox, que teve o uso aprovado de forma emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de bloquear a transmissão da doença.


O público-alvo foi selecionado por ter maior risco de evolução para formas graves da mpox, de acordo com o cenário atual e será imunizado com duas doses, tendo um intervalo de quatro semanas (28 dias) entre elas. Todos são acompanhados na rede de saúde municipal e já estão devidamente agendados para a vacinação. Quando receber novas doses, a prioridade será para profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3) e que tenham entre 18 e 49 anos.


Jaboatão registrou 60 casos confirmados da doença. Não há registro de morte no Estado em decorrência da mpox. Ela é transmitida, principalmente, por meio de contato com sangue, suor, secreções, feridas de pele ou mucosas de pessoas infectadas, além do contato com objetos contaminados. Em geral, os sintomas aparecem três semanas após o contato com o vírus. São lesões parecidas com espinhas que podem vir acompanhadas de dor de cabeça, dores musculares, falta de energia, calafrios e caroços no pescoço e virilha, que duram de duas a quatro semanas.


Comments


bottom of page