O início de um novo ano é o momento ideal para incluir essa prática na rotina
Foto: Divulgação
O início de um novo ano é o momento ideal para rever hábitos e estabelecer metas, principalmente quando se trata de saúde. Entre os pontos que merecem destaque, o check-up odontológico é um dos mais importantes. Cuidar da saúde bucal vai além da estética, sendo essencial para prevenir problemas futuros e garantir qualidade de vida. Janeiro, que marca o período de férias de muitas pessoas, é o mês perfeito para incluir essa prática no calendário.
“Além da prevenção, o check-up é uma oportunidade de resolver pequenas questões antes que se tornem maiores. Um dente que começa a doer, por exemplo, pode indicar o início da atividade de cárie. Quanto antes tratar, melhor”, afirma Cândida Guerra, cirurgiã-dentista e coordenadora da clínica Odonto FPS. Ela ressalta que também é uma chance de corrigir hábitos prejudiciais, como o bruxismo ou o uso inadequado de escovas de dentes que podem desgastar o esmalte dental.
“Na consulta, realizamos a avaliação completa para analisar a saúde bucal do paciente, identificar se existem problemas a serem tratados e iniciar esse tratamento, além de limpeza e a busca por lesões de cárie”, explica.
Problemas com a saúde bucal
Além de problemas mais comuns, como a gengivite e mau hálito, a negligência com a saúde bucal pode afetar outras partes do corpo e a atenção deve ser redobrada para os pacientes com diabetes, problemas cardiovasculares, entre outros grupos de risco. “Em gestantes, por exemplo, quando ocorre doenças periodontais (doença que afeta a gengiva), as bactérias causadoras podem induzir o trabalho de parto prematuro e o peso do bebê menor do que o normal”, alerta a coordenadora da Odonto FPS.
“No caso dos diabéticos, essa mesma doença afeta o controle da glicemia e também a cicatrização da região periodontal, já que é uma inflamação constante. Pacientes com problemas cardíacos possuem risco de ter endocardite bacteriana, bactéria que surge na boca, cai na corrente sanguínea e pode se instalar no coração, levando ao agravamento do estado cardiológico”, complementa.
Desse modo, Cândida recomenda que o ideal é ir, pelo menos, uma vez a cada 6 meses ao dentista, não importa a idade. Em algumas situações, o período do retorno às consultas vai depender da saúde bucal do paciente.
Mudança de hábitos
Para os que querem mudar os hábitos em 2025, a profissional indica que os primeiros passos são escovar os dentes 3 vezes ao dia e usar fio dental regularmente, além de consultas periódicas. Para ajudar nesse processo de prevenção das doenças bucais, também é interessante dar preferências ao consumo de frutas e evitar alimentos ultra processados e ricos em açúcares.
“Com a chegada do verão, a proteção e saúde dos lábios também precisam de atenção. Devido à incidência do sol, é de extrema importância o uso do protetor labial, como forma de prevenir lesões nos lábios”, finaliza Cândida.
Comments