top of page

Padre Rogério Silva: "Santo Amaro traz um testemunho de como o cristão deve seguir Jesus"

Atualizado: 10 de jan. de 2023

A 425ª edição do evento religioso, em Jaboatão Centro, segue até o próximo dia 15

Foto: Pascom/Paróquia Santo Amaro

Em Jaboatão dos Guararapes, a Festa de Santo Amaro é um dos principais eventos católicos do município. A igreja, situada no bairro de Jaboatão Centro, recebe milhares de devotos durante o mês de janeiro. Para conversar sobre a importância do religioso e da 425ª edição do evento, que segue até o próximo dia 15, a equipe do portal de notícias Mais Jaboatão foi recebida pelo pároco da Igreja Matriz de Santo Amaro, padre Rogério Silva.


O padre também é vigário episcopal do Vicariato Jaboatão Centro que abrange oito paróquias e os bairros de Cavaleiro, Tejipió, Sucupira, Socorro, Jaboatão Centro e Vila Rica. O religioso falou sobre a sua chegada na paróquia há quase um ano e a sua primeira participação à frente da Festa de Santo Amaro. "Sabemos que Santo Amaro traz esse legado e testemunho muito belo e bonito de como, de fato, um cristão fato verdadeiramente deve seguir nosso senhor Jesus Cristo".


Confia a entrevista abaixo.

Mais Jaboatão - Qual a importância da Festa de Santo Amaro? Padre Rogério Silva - Minha satisfação e alegria está pela primeira vez à frente dos festejos em honra a esta festa tão tradicional e querida em Jaboatão dos Guararapes. Sabemos que a relevância dessa festa é para toda a cidade tendo em vista que Santo Amaro é o padroeiro de Jaboatão....A real importância da devoção, dessa festa religiosa, de fato, é a evangelização. MJ - Qual é o legado deixado por Santo Amaro? RESPOSTA - Sabemos que Santo Amaro traz esse legado e testemunho muito belo e bonito de como, de fato, um cristão verdadeiramente deve seguir nosso senhor Jesus Cristo. Por isso, celebrar os festejos nos eleva e nos leva para perto do nosso Senhor Jesus, a partir do exemplo e do testemunho desse homem de Deus. Se ele conseguiu estreitar a sua amizade com Jesus Cristo, consequentemente, nós também somos convocamos a estreitar ainda mais com o nosso Senhor Jesus Cristo. Aí vem todo o sentido e finalidade da festa: conduzir as pessoas para mais perto de Cristo, trazendo para o povo sofredor palavra de esperança, de entusiasmo e de motivação para que encontre exatamente na religiosidade, na devoção à Santo a Amaro, o refrigério e a força oportuna e necessária para que no dia a dia possam travar um bom combate na fé, na certeza de que com Cristo podemos vencer todas as nossas tribulações, problemas e tempestades. Que santo amaro interceda por todos vocês e todas as famílias e, ao mesmo tempo, faço um convite para que possam participar dos festejos em honra ao padroeiro da cidade de Jaboatão. MJ - Quantas pessoas estão envolvidas para a preparação e realização do evento? RESPOSTA - O padre não trabalha só. Existem 13 equipes e, somada a isso, também existem 12 setores onde a imagem peregrina de Santo Amaro saiu, visitando cerca de 500 famílias um mês antes de chegar a festa. Isso para favorecer a devoção, a fé para que a igreja, conforme o papa Francisco nos convoca: sejamos uma igreja em saída E que possamos ir ao encontro das pessoas. E foi isso que nós trouxemos para a edição deste ano. Não somente vindo para a festa mas antes de chegarem aqui, Santo Amaro foi ao encontro dessas famílias. Existe uma equipe de mais de 200 pessoas envolvidas, exatamente, na preparação para que tudo possa transcorrer corretamente. E isso nós chamamos de sinodalidade. Esse caminho junto que fazemos para que tudo dê certo. Quero agradecer a todas as equipes, voluntários, jovens, adultos, idosos, pastorais, grupos, movimentos, serviços, comissões, conselhos e comunidades que nos ajudaram a elaborar a Festa do Glorioso Santo Amaro. Não poderia ficar de fora a grande parceria que é a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na pessoa do prefeito Luiz Medeiros, muito amigo nosso e da primeira-dama, Andréa Medeiros.


Comments


bottom of page